Páginas

segunda-feira, 26 de março de 2012

Entrevista com Paula Pimenta!

Que eu sou apaixonada pelos livros da Paula, todo mundo sabe, por isso, foi uma honra conseguir essa entrevista! Muuuito obrigada!


1) Quando foi que você teve a certeza que tinha nascido para escrever?
Eu sempre gostei de Português no colégio, adorava fazer redações… Na época do vestibular, resolvi fazer Jornalismo, para profissionalizar esse amor pela escrita. Mas logo no começo do curso, eu me decepcionei. Descobri que eu não queria relatar os fatos imparcialmente e, sim, colocar emoção nas linhas. Os meus professores, ao lerem as minhas matérias jornalísticas, perguntavam se eram crônicas. Foi quando eu descobri que era aquilo que eu queria, me colocar dentro da história, opinar, criar. E, por isso, acabei transferindo de curso, para poder ser mais criativa. Me formei em Publicidade e Propaganda. Mas foi com “Fazendo meu filme” que eu realmente descobri que o que eu mais gosto de escrever são romances.

2) Quando que você começou a perceber que estava sendo reconhecida por causa do livro?
Eu acho que eu ainda não assimilei isso… Quando “Fazendo meu filme 1” foi lançado, eu nem de longe imaginava que ele passaria da 1ª edição. Fiquei até meio deprimida um dia depois do lançamento, pensei que meu sonho (de ter publicado um romance) terminaria ali. Quando comecei a receber e-mails de leitores que eu nem conhecia, elogiando e pedindo a continuação, eu fiquei muito feliz, saí mostrando pra todo mundo, imprimi, guardei… Aos poucos os e-mails começaram a ser uma realidade diária e eu percebi que realmente o livro estava se popularizando. Estamos na 7ª edição de “Fazendo meu filme 1”, já foram vendidos mais de 40 mil livros, mas ainda hoje eu me alegro com cada elogio, cada e-mail, cada scrap, cada recadinho no twitter… E – como no primeiro livro – ainda fico ansiosa antes do lançamento dos livros novos, com medo de que as pessoas não gostem…

3) Alyson Noël, em sua visita ao Brasil disse que os brasileiros eram os que mais liam dos países que ela visitou. Você concorda com ela? Ou ainda acha que os brasileiros leem menos que os outros países?
Eu acho que eles leem bem menos (e eu já morei duas vezes no exterior, a diferença é totalmente visível). Infelizmente, o brasileiro não tem ainda o hábito da leitura e a maioria não pode se dar ao luxo de comprar livros. Mas o brasileiro faz mais “barulho”. A Meg Cabot, quando veio aqui, falou depois no blog dela que os brasileiros tratam os escritores como celebridades. E eu acho que foi isso que a Alyson viu. Ela deve ter muito mais leitores lá fora, mas aqui ela pode “enxergá-los” mais, pois os leitores do Brasil gostam do contato com o escritor.

4) Você sempre falou que adorava Meg Cabot, ela te influenciou muito na criação do Fazendo Meu Filme?
A Meg Cabot é minha autora preferida. Ela é minha maior influência e tudo que ela escreve eu leio e indico. Acho que quando a gente lê demais os livros de um certo autor, acaba pegando um pouco do jeito dele, isso pode ter acontecido com FMF. Eu considero a Meg incomparável, mas gosto quando dizem que o meu estilo se parece com o dela, isso pra mim é um grande elogio.

5) Com toda a correria de escrever os livros, e cumprir os compromissos, sobra algum tempo para você ler?
Confesso que eu lia muito mais antes, meu tempo está curto para qualquer coisa! Tenho viajado demais pra divulgar os livros e logo que termina a divulgação eu já tenho que escrever um livro novo, e tem também os e-mails (e recados nas redes sociais) dos leitores que eu sempre tento responder... Mas eu continuo tentando ler o máximo possível, estou sempre com um livro na bolsa.

6) Você tem planos para livros depois que Fazendo Meu Filme acabar?
Acabei de lançar “Minha Vida Fora de Série”, esse livro conta a história de uma das amigas da Fani, a Priscila. Ele será uma série de pelo menos quatro livros. Eu já tenho ideias também para vários outros livros... só falta tempo para escrevê-los!

7) Obrigada pela atenção e pela oportunidade!
Eu é que agradeço! Espero que tenham gostado das respostas! E visitem o meu twitter (@paulapimenta), sempre conto as novidades lá! :)

2 comentários: